Browser não suportado!!!
Para melhor visualização, o Boletim Jurídico recomenda a utilização do Mozilla Firefox ou Google Chrome

Portal Boletim Jurídico - ISSN 1807-9008 - Brasil, 17 de agosto de 2019

A razão pela qual você precisa de uma planilha de DRE em seu escritório de advocacia

Por SAJ ADV – Software Jurídico

Inserido em 13/08/2019

A gestão financeira é importante em qualquer negócio. Afinal, as contas precisam fechar ao final do mês para que um negócio se mantenha. E isso inclui também os escritórios de advocacia. Fazer essa gestão na advocacia, principalmente a financeira, contudo, nem sempre é uma tarefa simples, inclusive devido à falta de matérias de economia nas faculdades de Direito. Os bacharéis, em geral, somente lidam com a economia quando estão na prática do empreendedorismo jurídico. Portanto, utilizar um software jurídico pode ser a solução para esse problema, sobretudo quando se pode extrair relatórios do sistema. Apesar disso, há ainda quem opte pelas planilhas jurídicas.

Muito se fala da planilha de fluxo de caixa, em se tratando de gestão financeira de escritórios de advocacia. Contudo, esta não é a única planilha útil para essa tarefa. Há também uma planilha complementar, comumente chamada de planilha de DRE (Demonstração de Resultados do Exercício), como a disponibilizada pelo SAJ ADV - software jurídico. Em conjunto, as duas ferramentas podem fornecer informações importantes sobre a saúde financeira do seu escritório.

Benefícios da gestão financeira em escritórios de advocacia

Uma boa gestão financeira oferece ao advogado um reflexo real sobre o seu escritório, servindo de parâmetro para o processo de tomada de decisões. Conhecendo bem a situação financeira do seu escritório, o advogado consegue evitar dívidas, sabe o exato momento de prospectar clientes na advocacia e pode tomar decisões que evitem problemas de inúmeras proporções, incluindo a quebra do próprio negócio.

Somente através de uma boa gestão financeira o advogado consegue fazer com que seu escritório cresça, se modernize, supere tempos de crise e até se torne mais produtivo, sem que isso implique em comprometer ou arriscar o futuro.

Investimentos que rendem mais na advocacia

A principal diferença de uma planilha de fluxo de caixa para uma planilha de DRE é que a planilha de fluxo de caixa trabalha com previsões orçamentárias, enquanto a de DRE trabalha com os resultados do exercício. Ou seja, analisa o que já passou. E por essa razão, as duas são ferramentas complementares.

Dessa maneira, é possível ter um registro dos valores que entram e saem do escritório de advocacia, como, por exemplo, o pagamento de fornecedores e o recebimento de honorários advocatícios. E, consequentemente, permite uma gestão financeira real do escritório de advocacia, com base nos números obtidos.

Segurança na tomada de decisões

A planilha de DRE oferecida pelo SAJ ADV - software jurídico permite que o usuário veja seus número através de gráficos indicativos. Assim, a análise mensal dos resultados é otimizada em tempo e qualidade. Se realizada em conjunto ao fluxo de caixa, a tomada de decisões dentro do escritório de advocacia se torna também mais segura.

Afinal, sabendo a situação verdadeira do escritório é possível, por exemplo, optar por investimentos em marketing jurídico ou na contratação de pessoal para a equipe. Ainda que seja vedada a mercantilização da advocacia, ela está inserida em um contexto de capital e precisa considerar o dinheiro de entrada e saída para se manter como empreendimento.

Para acessar o material e desfrutar dos benefícios de uma planilha de DRE basta acessar: https://materiais.sajadv.com.br/dre .

Inserido em 13/08/2019
Esta página já foi acessada 38 vezes.