A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou, por maioria de votos, um agravo de instrumento, interposto por uma cooperativa médica, contra uma decisão que determinava a cobertura da implantação de uma prótese importada através de cirurgia.

 

Uma autônoma de Belo Horizonte, dependente do contratante do plano de saúde, portadora de artrose grave no quadril, foi indicada para uma cirurgia de implante de prótese total do quadril. O cirurgião recomendou também o modelo da prótese a ser utilizada.

A cooperativa autorizou a cirurgia, mas faltando dez dias para o procedimento, informou à autônoma que a prótese recomendada era importada e o contrato não permitia a cobertura.

A paciente ajuizou ação, alegando que a cláusula que restringe a colocação da prótese importada é abusiva e conseguiu, em primeira instância, autorização para o custeio da cirurgia.

A cooperativa impetrou agravo no Tribunal de Justiça, alegando que poderia ser utilizada uma prótese nacional e que não havia provas de que o equipamento importado seria melhor ou o único capaz de solucionar o problema da paciente.

O pedido da empresa foi acatado por dois votos a um. Os desembargadores Wagner Wilson e Bitencourt Marcondes entenderam que não se pode exigir da cooperativa médica a prestação de um serviço que visivelmente não está no contrato.

O desembargador Wagner Wilson, em seu voto, destacou que não há no contrato cláusula abusiva, apenas restritiva e que, se o segurado pretende uma cobertura ampla e irrestrita, deve firmar o contrato nesses termos e pagar as mensalidades correspondentes.

O desembargador Maurílio Gabriel ficou vencido, com o entendimento de que a empresa não poderia recusar o fornecimento do material indicado pelo médico, quando esse tipo de tratamento estivesse entre os autorizados no contrato.

 

Como citar o texto:

Câmara do TJMG exime plano de saúde da cobertura de prótese importada. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 5, nº 306. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/noticias/5242/camara-tjmg-exime-plano-saude-cobertura-protese-importada. Acesso em 26 jun. 2007.

Importante:

As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.