Na próxima quarta 28 de setembro, às 19h30, no auditório Benedito Coutinho, na 609 norte, o IESB lança o segundo número de sua revista Jurídica: a Atena – Revista Integrada dos Cursos de Ciências Jurídicas IESB e Metropolitana (Londrina). A publicação visa a excelência acadêmica e integração de professores e os mais de 2,5 mil alunos do IESB. A publicação traz seções que incentivam a revelação de talentos acadêmicos, científicos e artísticos de todos os seus colaboradores. Entre os textos, trabalhos propostos por professores em sala de aula, registros de atividades de extensão e voluntariado e vários artigos.

 

O material produzido parte do estímulo que o corpo docente - formado por acadêmicos, promotores, procuradores, juízes, ministros (STF, STJ, TCU e PGR), e diversos advogados especializados – oferece ao aluno para realizar atividades complementares que objetivam o debate e a produção de novos conhecimentos. Exemplo disso é a formação de grupos de estudo, entre eles, o de Direito Constitucional Comparado, coordenado pelo professor-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa; o Filópolis - de filosofia e ciência política, dirigido pela professora Paola Ramos; a Casoteca - estrutura em que um caso concreto e multidisciplinar é analisado em várias disciplinas de responsabilidade do professor Daniel Sampaio; e o Observatório Jurídico, sob a coordenação do professor Gáudio de Paula, que mapeia as notícias mais relevantes do mundo jurídico. Como forma de convidar o aluno a se aprofundar cada vez mais na área, o IESB também promove palestras e seminários ministrados por personalidades do Direito do gabarito de Antônio Augusto Cançado Trindade, Javier Morodo e Enrique Varsi Rospigliosi.

Neste segundo número, a Atena prioriza, em suas páginas, temas polêmicos e atuais de professores e alunos. Destaque para a biopirataria na Amazônia, trabalho infantil, perda de mandato parlamentar e pluralismo jurídico, assuntos que são analisados com profundidade.

A Atena ainda estará aberta para divulgação de material produzido pela comunidade acadêmica de outras escolas de Ciências Jurídicas, desde que os temas sejam interessantes e relevantes para a publicação. Com o registro no IBICT sob número ISSN, publicações na Revista Atena podem contar como pontos em provas de títulos de concursos públicos e enriquecer os currículos dos colaboradores.

Além da revista impressa, com periodicidade anual, existe a Atena Eletrônica, que circula nos intervalos das publicações, mantendo um canal permanente de comunicação com a comunidade da área jurídica.

 

O lançamento deste segundo número contará com a participação de juristas renomados como os ministros Joaquim Barbosa (Supremo Tribunal Federal), João Otávio Noronha e Castro Filho (do Superior Tribuna de Justiça). Ainda haverá a apresentação da banda Os Alquimistas, composta por alunos e professores do curso de Direito do Iesb, que animará a noite com músicas contendo mensagens políticas.

 

Como citar o texto:

IESB lança segundo número de sua revista jurídica: Atena. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 6, nº 328. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/noticias/5408/iesb-lanca-segundo-numero-revista-juridica-atena. Acesso em 27 nov. 2007.

Importante:

As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.