Abuso de poder e abuso de autoridade no Brasil: um crime contra a pessoa humana

Qualquer forma de abuso, é um crime. Não importa o grau de valor. Precisa ser combatido com toda força da Lei. Homens e mulheres são iguais perante às Leis do Brasil. De coração, ter autoridade é ser respeitado enquanto ser humano. Não é sinal de ser autoritário, dominador. O ato de abusar é uma doença. Toda forma de exploração, de situação desrespeitosa para com o outro, precisa ser combatida por toda a sociedade. No caso do abuso de poder, o reflexo é um ser humano humilhado por outro. O direito de uma pessoa humana no Brasil termina quando começa o direito da outra brasileira.

Qualquer forma de abuso, é um crime. Não importa o grau de valor. Precisa ser combatido com toda força da Lei. 

Não é aceitável que em pleno novo século, possamos assistir calados e parados um ser humano agredindo outro somente pelo motivo de ser chefe, patrão, ter muito dinheiro ou por outra situação. 

Homens e mulheres são iguais perante às Leis do Brasil.

A Constituição da República do Brasil celebrar os direitos iguais pra todos.

Não existe, ou nunca deveria existir, no Brasil, A maior do que B.

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio.” (Fernando Pessoa)

Até mesmo no Cristianismo, o filho Jesus, Cristo, consagrou os direitos humanos iguais para todos.

Os tratados internacionais celebram grandes vitórias com relação aos Direitos Humanos.

Poder é uma palavra que tanto pode expressar tirania quanto força de luta.

Tirania, por querer um ser humano dominar outro pelo que tem ou pelo que é dito mais do que o outro.

Força de luta, por um ser humano usar o seu poder para trazer alegrias, vitórias, sucessos, paz.

“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.”  (Carl Jung)

A palavra autoridade também pode caminhar no mesmo sentido do poder. 

De coração, ter autoridade é ser respeitado enquanto ser humano. Não é sinal de ser autoritário, dominador.

“A autoridade repousa sobre a razão.”  (Antoine de Saint-Exupéry)

Abuso é uma palavra que caminha no sentido de uma dor. Dor que pode ser plantada e germinar nos corações da pessoa humana. Uma pessoa que abusa e uma pessoa que sofre abuso, são pessoas com medos. Esses medos estão explicados nas Ciências tantas, por exemplos o tripé: Ciência da Psicologia/Ciência da Psiquiatria/Ciência da Biologia. Não são coitadinhos, como muitos podem definir: São seres humanos que enfrentam um mundo formado por humanos também. Humanos que erram e humanos que buscam acertar. O ato de abusar é uma doença. Muitos cientistas são mais capazes para desenvolver tal doença. Por uma concepção de Fé e da Beleza da Natureza, a pessoa humana nasce para o bem, o mundo que faz com que esta se transforme para a morte ou para a vida. Essa morte pode ser para ela ou para outra, se não for, ao mesmo tempo, para os dois. Complexo tema que merece muitas páginas de um trabalho acadêmico e científico melhor.

“Pecar conscientemente para depois se arrepender é abusar da Graça de DEUS.”  (Jeferson Zahorcak)

O ser humano precisa ser respeitado por todos em sua dignidade. 

Toda forma de exploração de situação que desrespeita o outro, precisa ser combatida por toda a sociedade.

No caso do abuso de poder, o reflexo é um ser humano humilhado por outro. 

O abuso de autoridade se materializa quando uma autoridade pública transforma uma pessoa humana em um ser sem qualidades, sem sentimentos, sem direitos.

Os abusos, como os lançados aqui em tela, devem ser combatidos pelos Poderes do Brasil. 

Como exemplos de poderes é relevante citar: Poder de pai, de mãe, de filho, de governador, de juiz, de promotor, de advogado, de homem, de mulher, de idoso, de policial, de Deus, de Buda, de empresário, de vereador, de embaixador, e tantos outros poderes.

Pode-se conceituar que o abuso de pode como um ato praticado por uma pessoa humana contra outra por razão deste abusador ser maior em uma escala de valores dentro da sociedade. Enquanto que, o abuso de autoridade, em geral, é praticado pelo chefe no serviço público nas esferas dos Poderes Públicos.

“A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.”  (Papa João Paulo II)

Não existe A maior ou menos do que B, ou ao contrário, o que precisa existir no Brasil são direitos constitucionais para todos, cada qual com sua singularidade em prol da coletividade.

Data da conclusão/última revisão: 13/12/2020

 

 

 

Pedro Paulo Sampaio de Farias

Professor. Pedagogo. Especialista em Educação. Especialista em Gestão Pública. Graduando em Direito. Mestrando em Educação. Pós-graduando em Antropologia. Pós-graduando em Teologia. Dirigente Comunitário. Dirigente de Associação de Professores. Servidor Público. Cristão. Atuante em Movimentos Populares, Sociais e Comunitários.