Advocacia sob Pressão
Existe uma pressão enorme nos escritórios de advocacia para a modernização. Contratar melhor, investir em tecnologia, criar oportunidades, diferenciar-se da concorrência e, obviamente, advogar. Temos observado que quando uma banca é pressionada em seu limite máximo para absorver as mudanças do nosso tempo, pode reagir de duas maneiras: ou enfrenta ou se amedronta.
Imagine que você está caminhando sozinho em uma montanha gelada e o caminho fica cada vez mais estreito. Repentinamente surge à sua frente uma horda de bárbaros avançando rápido em sua direção com feições nada amistosas. O seu organismo em milésimos de segundos libera adrenalina, o hormônio para fugir ou lutar.
Considerando que um escritório de advocacia seja esse organismo vivo, a fuga em direção oposta aos bárbaros sanguinários seria adotar uma atitude paralisante frente ao problema, resistente a toda e qualquer mudança, para deixar sua advocacia como está, para não se aborrecer. Afinal, como muitos pensam, a função do advogado é advogar; não administrar ou preocupar-se com as "coisas menores". O que não se percebe é que a falta de inovação de um ou mais sócios, ou mesmo de uma equipe que sofra de aversão a mudanças causará um colapso fatal no longo prazo.
Por outro lado, lutar contra a horda significa enfrentar o contexto que se apresenta e utilizar as capacidades internas para superar os próprios limites. E se tem anticorpos para lutar contra doenças que o paralisam, ficará mais forte a cada batalha, a cada pressão pela mudança. Porém, alguns princípios básicos precisam ser seguidos para aumentar a chance de vitória:
- Eleja apenas três projetos por período de tempo (curto, médio e longo prazo) para executar, seja em sua carreira ou em seu escritório. Trace o plano de ação para cada projeto, envolva pessoas, defina datas, estabeleça metas e faça acontecer. Tenha iniciativa e ´acabativa`. Não deixe que outras pessoas impeçam os bons projetos criarem vida.
- Nomeie um comitê interno que com representação de todos os setores do escritório (sócios, advogados, administrativos e estagiários). Este comitê será o responsável direto para implementar os três projetos eleitos como prioridade para a banca.
- Invista e apóie a iniciativa de sua equipe. Faça parte dela, e não o pilar da má vontade. Geralmente as pessoas abandonam projetos ou mesmo a banca por dois motivos distintos e complementares: ou estão insatisfeitas financeiramente, ou provavelmente não acreditam que possam crescer na estrutura. Ao incentivar atitudes e projetos, você reduz a evasão de talentos.
- Melhore o sistema de contratação da banca, nivelando os profissionais por cima. Procure sempre trabalhar com os melhores, mesmo que eles sejam um desafio constante. Bons estagiários, bons advogados e uma fiel equipe administrativa são fundamentais para aliviar a pressão jurídica, pois o processo de delegação poderá ser realizado com confiança e segurança. O inverso, fruto de uma contratação amadora, pode causar grandes aborrecimentos. Lembre-se: nunca contrate alguém que você não possa demitir.
- Construir cenários futuros. Visualizar o contexto jurídico que se aproxima, novas tendências e assim criar serviços jurídicos inovadores. Pense sempre na frente... Exercite o seu cérebro para visualizar o futuro.
- Tenha paciência com seus sócios. Procure estimular as reuniões internas, o aperfeiçoamento em outras áreas do conhecimento para que as mudanças possam seguir um caminho mais suave e com menos sobressaltos.
- Crie um fundo de reserva financeira com pelo menos 4 a 6 meses da despesa fixa do escritório e só use-o em caso de emergência. Isto permitirá trabalhar e tomar decisões muito mais seguras.
- Coloque os clientes em primeiro lugar. Em segundo lugar a sua equipe. E em terceiro lugar você. Com o tempo, perceberá que as pessoas trabalharão com mais afinco, como se a banca fosse delas.
Adotando essa postura, quando a horda de bárbaros chegar, ao invés de fugir, lute e golpeie fortemente contra o inimigo. O que poderá acontecer? Talvez os bárbaros vençam. Mas talvez eles percam. Com ampla certeza só podemos garantir uma coisa...
...uma nova e mais fortalecida carreira ou advocacia surgirá deste confronto!
Rodrigo Bertozzi e Lara Selem
Rodrigo Bertozzi é Sócio da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, administrador especializado em escritórios de advocacia. Autor dos livros "Marketing Jurídico Essencial", "A Reinvenção da Advocacia", "Marketing Jurídico", "Revolution Marketing Place", "Depois da Tempestade", "O Senhor do Castelo", "O Despertar" e "Um Futuro Perfeito". MBA em marketing.Lara Selem é sócia da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, advogada e consultora em gestão de serviços jurídicos. Autora dos livros "Gestão de Escritório", "A Reinvenção da Advocacia", "Gestão Judiciária Estratégica" e "Estratégia na Advocacia". MBA pela Baldwin-Wallace College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela Fundação Getúlio Vargas (SP) e em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvard Business School (EUA).