TJRS

Recursos contra absolvição com base em carta psicografada serão apreciados amanhã

A 1ª Câmara Criminal do TJRS deverá apreciar amanhã (27/6) a apelação do Ministério Público e do assistente de acusação contra a absolvição de Iara Marques Barcelos pelo Tribunal do Júri de Viamão. No julgamento, ocorrido em 26/5/2006, foi apresentada como prova a favor da ré uma carta psicografada atribuída à vítima, que se dirigia ao marido da ré.

 

O relator do processo é o Desembargador Manuel José Martinez Lucas. A sessão terá início às 14h na sala 1021 do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, 1565, 10º andar).

Acusação

Segundo a denúncia, Iara Barcelos foi a mandante da morte de seu amante Ercy da Silva Cardoso.

Impulsionada por ciúmes, a ré teria prometido o pagamento de R$ 20 mil a Leandro da Rocha Almeida, para que ele realizasse o crime. O co-réu foi condenado por homicídio duplamente qualificado a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Absolvição

Em 26/5/2006, Iara foi declarada inocente pelos jurados que acolheram a tese da negativa de autoria apresentada pela defesa.

Recursos

O Ministério Público sustenta nulidade posterior à pronúncia. Alega que um dos sete jurados era suspeito, comprometendo a parcialidade do julgamento, e pede a submissão da ré a novo julgamento.

O assistente da acusação também apelou, requerendo a realização de novo júri, sustentando a parcialidade do sétimo jurado e a falsidade da carta psicografada, utilizada em plenário.

Nº 70016184012 (Maria Helena Gozzer Benjamin)

 

 

 

Redação