TJMG

TJ inaugura internet sem fio em sessão

Foi inaugurado hoje, 31 de janeiro, o primeiro ponto de internet sem fio numa sala de julgamento mineira, em sessão da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

 

O desembargador Fernando Botelho, Assessor Especial da Presidência para Tecnologia da Informação, apresentou a novidade e frisou a importância da inovação. “Destaco dois pontos. Um é o fator histórico, porque o Tribunal começa uma nova era de utilização das ferramentas de comunicação eletrônica sem a necessidade de cabos. O segundo é o uso efetivo. A conexão nas salas de julgamento permite que os desembargadores e advogados possam ter acesso a bancos de dados de jurisprudência e se comunicar com seus locais de trabalho sem necessidade de procurar fios ou infra-estrutura. Isso facilita muito o trabalho de todos”.

Utilizando o recurso, será possível trabalhar remotamente de dentro das salas de julgamento, buscando informações junto aos tribunais superiores, consultando assessores e assim por diante. Para o desembargador Fernando Botelho, isso irá garantir qualidade e rapidez às consultas, “eliminando, talvez, a necessidade dos livros e códigos de papel, que estão ficando progressivamente desatualizados em razão das mudanças rápidas que ocorrem atualmente”.

Modernização constante

O diretor executivo de Informática, Fernando Vianna, destaca que essa não é uma iniciativa isolada, mas parte de todo um esforço de modernização do TJMG, seguindo as orientações de seu presidente, desembargador Orlando Carvalho. “Estamos envidando todos os esforços para tornar mais céleres as sessões e julgamentos, para que possamos continuar tendo sempre um judiciário de primeira linha como é o de Minas”, afirmou Vianna.

Os pontos de internet sem fio em breve serão instalados nas demais salas de julgamento do Tribunal e também em outros prédios da 1ª e da 2ª Instâncias. “Ainda vamos fazer o processo de licitação, mas o projeto está praticamente pronto. Assim que tivermos o fornecedor vencedor, nós vamos implementar os pontos. Queremos fazer isso o mais rápido possível”, informou Fernando Vianna,.

Novo membro da Câmara

A sessão de hoje foi também a primeira com a presença do desembargador Elias Camilo Sobrinho, que passou a integrar a 8ª Câmara Cível. O desembargador Fernando Bráulio Ribeiro Terra, presidente da Câmara, destacou a contribuição valiosa de Elias Camilo, que “vem integrar esta câmara para nossa honra e satisfação”, e desejou-lhe bom trabalho. Os votos foram reiterados pelo desembargador Fernando Botelho.

O Desembargador Elias Camilo era membro da 14ª Câmara Cível. Na 8ª Câmara, ocupa a vaga que era do desembargador Silas Vieira, que atualmente integra a 3ª Câmara Cível.

 

 

 

Redação