Livro: Assistência Jurídica Gratuita
Lançamento
No Estado do Rio de Janeiro, 80% dos processos que tramitam na justiça são feitos pela Defensoria Pública, Instituição que realiza atendimento gratuito para quem não tem dinheiro para contratar um advogado. Só no ano de 2005, a Defensoria Pública realizou mais de 2 milhões e 500 mil atendimentos, número que mostra a péssima situação econômica dos cariocas.
Em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público, dia 19 de maio, Rogério Nunes de Oliveira lança seu livro Assistência Jurídica Gratuita, uma obra que é resultado de uma intensa pesquisa teórica, aliada às informações colhidas ao londo de sua experiência como Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro.
O autor aborda de maneira didática questões complexas e polêmicas enfrentadas no acesso aos Tribunais de Justiça. É uma obra útil tanto para quem inicia na ciência jurídica como àqueles que, mesmo no âmbito da pós-graduação, procuram um aprofundamento maior sobre os variados temas desenvolvidos. Assistência Jurídica Gratuita além de esgotar as diferentes nuanças do instituto, reflete sobre questões controvertidas à luz dos princípios institucionais da Defensoria Pública e da jurisprudência mais recente de nossos Tribunais, afetando os interesses de Defensores Públicos, Advogados, Magistrados, Promotores Públicos e do público acadêmico.
Defensor Público atuante desde 1997, Rogério Nunes de Oliveira é especialista em Processo Civil, Relações Privadas e Constituição. Atuou em diversas Comarcas do Estado do Rio e em Núcleos de Atendimento Especializados da Defensoria Pública. Atualmente é Titular da Defensoria Pública da 4ª Vara Cível da Comarca de Campos dos Goytacazes.
Autor de diversos artigos publicados em revistas jurídicas, Rogério Nunes de Oliveira é professor de Direito Civil, Direito Processual Civil e Prática Jurídica no UNIFLU (Centro Universitário Fluminense).
“O livro de Rogério Nunes de Oliveira expõe, com clareza e precisão, os contornos da assistência jurídica gratuita (sob uma perspectiva comparada e nacional) e enfrenta questões intrincadas sobre o tema que se apresentam para aqueles que exercem funções relacionadas com o acesso à Justiça. É, sem dúvida, uma referência doutrinária que orientará a atuação de defensores públicos, advogados, juizes, na prática cotidiana de concretizar direitos e de solucionar conflitos.” Pierpaolo Cruz Bottini - Secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça
“...a obra Assistência Jurídica Gratuita, do jovem e talentoso Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Nunes de Oliveira, que soube, com maestria dos melhores autores, conciliar redação elegante e escorreita com a aridez dos textos jurídicos e a didática reclamada pelo estudo de temas controvertidos.” José Fontenelle Teixeira da Silva - Defensor Público
Assistência Jurídica Gratuita
Rogério Nunes de Oliveira
Editora Lumen Juris
187 páginas
Preço: R$ 44,00
Formato: 17x24 cm
Redação
Código da publicação: 9256
Como citar o texto:
Livro: Assistência Jurídica Gratuita. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 4, nº 248. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/fique-por-dentro/9256/livro-assistencia-juridica-gratuita. Acesso em 21 mai. 2006.
Importante:
As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.
Pedido de reconsideração no processo civil: hipóteses de cabimento
Flávia Moreira Guimarães PessoaOs Juizados Especiais Cíveis e o momento para entrega da contestação
Ana Raquel Colares dos Santos LinardPublique seus artigos ou modelos de petição no Boletim Jurídico.
PublicarO Boletim Jurídico é uma publicação periódica registrada sob o ISSN nº 1807-9008 voltada para os profissionais e acadêmicos do Direito, com conteúdo totalmente gratuito.