Escritórios se preparam para o futuro virtual

Automação jurídica é a `bola da vez´, em tecnologia.

Automação jurídica é a `bola da vez´, em tecnologia. As advocacias entram numa verdadeira corrida tecnológica para melhorar a gestão dos processos e das rotinas administrativas e financeiras.

Como aconteceu com o setor financeiro, que aderiu em massa à automação bancária, a ´bola da vez` em tecnologia é a automação jurídica. Um bom exemplo é o Staben e Associados, escritório de advocacia especializado em contencioso de massa, com larga experiência nas áreas cível, defesa do consumidor e trabalhista, que se equipou tecnologicamente para garantir crescimento e elevar os níveis de satisfação dos seus clientes. A verdade é que a conjuntura econômica mundializada e o próprio mercado estão mais exigentes, o que fez com que um dos setores mais tradicionais do mercado entrasse, de vez, na corrida tecnológica.

O Staben escolheu o Sisjuri - um sistema completo para gestão de advocacias, da BCS Informática - o que lhe garantiu, em menos de um ano, dobrar o número de casos atendidos, que saltou de 2.500 para 5.000. Hermann Staben, sócio fundador do escritório, explica que a solução gerencia rotinas administrativas e de casos, dentro de um modelo empresarial eficiente e profissionalizado, o que gerou agilidade nos processos internos, identificação e correção de distorções financeiras, além do crescimento.

A equação desse sucesso é simples. A solução integra os dados do módulo financeiro e do jurídico, permitindo cruzar informações, monitorar custos e a produtividade dos profissionais. E, como se sabe, no contencioso de massa e defesa do consumidor, áreas fortes do Staben, há uma grande demanda a ser controlada, o que foi conseguido com a integração de informações e a disponibilidade de acesso em todas as áreas do escritório: administrativa, contábil, financeira, de andamento de casos e processo, etc.

As rotinas estruturadas pelo sistema também imprimiram um novo ritmo à banca e os dados registrados passaram a prover informações valiosas para a gestão, inclusive, para avaliar a lucratividade do cliente e a performance dos profissionais. O ERP jurídico da BCS também sofisticou o controle da cobrança e dos reembolsos; permitiu saber os custos individuais por processo; ajudou a controlar despesas reembolsáveis e a controlar o arquivo físico, com a inclusão de um sistema de carga, onde são registradas as retiradas.

O trabalho de consultoria prestado pela BCS ajudou ainda a redimensionar outras necessidades. Em telecomunicações, indicou a contratação do plano de telefonia celular e a instalação de um tarifador. O corte nestes gastos mensais foi significativo, de R$ 5 mil para R$ 2 mil, atendendo o dobro de demanda.

O próximo passo é a implantação do GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos - e do módulo de Gestão de Processos via Web, que também faz parte do projeto e, assim, viabilizar o acesso de seus clientes a informações dos casos, remotamente.

Sobre o Staben e Associados - Há oito anos no mercado, desde a sua fundação vocacionado para atuar com contencioso de massa, particularmente nas áreas cível, defesa do Consumidor e trabalhista. Possui escritórios em Salvador e Recife, com previsão para abertura, ainda neste semestre, de nova filial em Aracajú, contando com uma equipe de 20 advogados internos, além de vasta rede de colaboradores que lhe permite atuar nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Entre seus clientes figuram empresas renomadas em seus segmentos de atuação como Banco Itaú, Citibank, Credicard, C&A, Redecard, entre outras. Recentemente conquistou o Top of Mind Brazil por sua atuação no mercado de Pernambuco.

Sobre a BCS Informática: Empresa voltada para o mercado jurídico com softwares específicos para o segmento, nasceu em 1987, com o intuito de proporcionar facilidades tecnológicas no trabalho e no dia-a-dia dos advogados. O desenvolvimento do SISJURI acompanhou a própria evolução do mercado durante os 18 anos de existência da empresa que hoje tem cerca de 300 clientes em todo país, como S. Moutinho Durazzo S/C Ltda Advogados e Consultores; Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais; Castro Barros, Sobral, Gomes Advogados; França Ribeiro Advocacia, Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados. O SISJURI tornou-se o mais completo sistema brasileiro voltado para este mercado. A empresa, que também distribui softwares da InterWoven e Workshare para este segmento, possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador.

 

Como citar o texto:

Escritórios se preparam para o futuro virtual. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 4, nº 259. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/fique-por-dentro/9276/escritorios-se-preparam-futuro-virtual. Acesso em 5 ago. 2006.

Importante:

As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.