Crédito acumulado de ICMS poderá ser usado para investimentos em atividades mercantis
Governo do Estado de São Paulo modificou parte do regulamento do ICMS paulista
O Governo do Estado de São Paulo, através do Decreto nº 51.134, publicado em 27 de setembro, modificou parte do regulamento do ICMS paulista. Pela nova norma, fica possibilitado ao contribuinte detentor de saldo credor acumulado do imposto utilizá-lo, mediante projeto previamente aprovado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), para investimentos em atividades mercantis. Os pedidos deverão ser apresentados até 31 de dezembro de 2007.
De acordo com o advogado Juliano Zimmermann de Freitas, do Martinelli Advocacia Empresarial, o saldo poderá ser utilizado para o pagamento de compra de materiais, bens e serviços destinados à modernização, ampliação ou instalação de atividade no território paulista.
Além da necessidade de aprovação prévia do projeto, o Decreto estabelece parâmetros mínimos para pleitear tal direito: a) o contribuinte deverá apresentar projeto de investimento de, no mínimo, R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais); b) o saldo credor acumulado por volta do momento de aprovação do projeto deverá ser de, no mínimo, R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais); e c) que, ao menos, 50% dos bens destinados ao ativo permanente que constem no projeto sejam adquiridos junto a contribuintes paulistas.
Redação
Código da publicação: 9298
Como citar o texto:
Crédito acumulado de ICMS poderá ser usado para investimentos em atividades mercantis. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 5, nº 270. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/fique-por-dentro/9298/credito-acumulado-icms-podera-ser-usado-investimentos-atividades-mercantis. Acesso em 21 out. 2006.
Importante:
As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.
Pedido de reconsideração no processo civil: hipóteses de cabimento
Flávia Moreira Guimarães PessoaOs Juizados Especiais Cíveis e o momento para entrega da contestação
Ana Raquel Colares dos Santos LinardPublique seus artigos ou modelos de petição no Boletim Jurídico.
PublicarO Boletim Jurídico é uma publicação periódica registrada sob o ISSN nº 1807-9008 voltada para os profissionais e acadêmicos do Direito, com conteúdo totalmente gratuito.