A Editora Impetus tem a satisfação de publicar mais uma grande obra do autor Rogério Greco, o qual, com sua larga experiência na área criminal, certamente auxiliará aos estudantes, policiais e aplicadores do direito, prestando, desta forma, relevante serviço para a evolução da nossa sociedade e de seus profissionais. A finalidade deste manual é trazer ao conhecimento de todos aqueles que se interessam pela atividade policial, além de estudantes e aplicadores do direito e em especial dos policiais, os aspectos penais, processuais penais, administrativos e constitucionais que dizem respeito à atividade policial, com discussão de temas até então deixados de lado pela nossa doutrina, mas que dizem respeito, diretamente, ao dia a dia do policial. Trata-se de um texto dirigido à toda atividade policial, independentemente de se cuidar das atividades relativas à polícia militar, civil ou federal, servindo como base para um aperfeiçoamento maior no campo jurídico, a fim de auxiliá-los, trazendo conceitos e noções fundamentais para que cada vez mais os profissionais pautem suas ações, como normalmente ocorre, de acordo com a legalidade, nos moldes determinados pelo Estado Democrático de Direito. A obra foi dividida em três partes. A primeira delas, com o título de aspectos gerais da atividade policial, foi produzida com a finalidade de trazer ao conhecimento tópicos (administrativos, constitucionais, penais e processuais penais) específicos sobre a atividade policial; a segunda parte diz respeito a tópicos da parte especial do Código Penal e da legislação especial, onde são analisados temas correspondentes a vários tipos penais, que fazem parte do dia a dia policial; a última parte foi confeccionada, exclusivamente, por policiais com vasta experiência em operações especiais, onde foram mostradas suas principais áreas de atuação, bem como a importância da existência de policiais treinados, especificamente, para atuarem em situações excepcionais, que envolvam risco extremo. Rogério Greco é procurador de Justiça em Minas Gerais, membro titular de Direito Penal da banca examinadora do Ministério Público de Minas Gerais, mestre em Ciências Penais pela UFMG, é fundador do Instituto de Ciências Penais e da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais, professor de Direito Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, especialista em Teoria do Crime pela Universidade de Salamanca (Espanha) e doutorando pela Universidade de Burgos (Espanha), além de palestrante em congressos e universidades em todo o país e autor de diversas obras jurídicas.

 

Como citar o texto:

Atividade Policial - Aspectos Penais, processuais penais, administrativos e constitucionais. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 7, nº 415. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/fique-por-dentro/9400/atividade-policial-aspectos-penais-processuais-penais-administrativos-constitucionais. Acesso em 27 jul. 2009.

Importante:

As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.