Mesmo quando já alcançou uma certa estabilidade na carreira, o advogado ainda pode apresentar uma certa insegurança em relação a quanto cobrar do cliente a título de honorários advocatícios. Afinal, não há como padronizar esse valor. Sempre haverá variáveis que poderão reduzi-lo ou aumentá-lo: a dificuldade da peça, as despesas cartorárias, as custas processuais e os gastos envolvendo impressões e cópias, viagens, transporte e eventuais advogados correspondentes, por exemplo.

Então, como calcular com assertividade esse valor e ser justo tanto com o próprio trabalho como também com o cliente? Pensando nisso, o SAJ ADV - Software Jurídico, lançou uma ferramenta inovadora que ajuda os advogados a fazer os cálculos dos honorários de cada causa, conforme a particularidade que elas apresentam. A Calculadora de honorários pode ser baixada gratuitamente.

Veja o que é possível fazer nessa ferramenta:

Realizar cálculos com despesas individualizadas

A ferramenta possibilita que o advogado insira os dados da ação judicial, conforme a característica de cada uma. Assim, será possível chegar ao valor a ser cobrado com base nas despesas individualizadas e nos custos fixos por cliente.

Analisar quanto custa manter cada cliente do escritório

Nem sempre o advogado tem noção de quanto custa manter cada um dos clientes em seu escritório de advocacia. A calculadora disponibiliza, portanto, uma tabela de custos fixos, por meio da qual é possível verificar quais são os gastos fixos do negócio em relação ao número de clientes que ele possui.

Essa é uma importante informação a ser considerada na hora de fazer o cálculo de precificação do trabalho jurídico e do valor dos honorários advocatícios.

Descobrir quanto é possível obter de lucro em honorários advocatícios

Com a visão completa dos gastos fixos e variáveis de cada demanda, a calculadora permite que o advogado possa alcançar um lucro efetivo em cima de cada demanda. Assim, além de definir o valor-base do trabalho jurídico, também é possível incidir uma taxa de lucro justa e conivente com a realidade da ação e também do cliente.

E para ter acesso a esse material é muito simples! Basta clicar AQUI ou acessar o seguinte endereço: https://materiais.sajadv.com.br/calculadora-honorarios.

Você também quer melhorar a gestão do seu escritório? Converse sem compromisso com um dos consultores do SAJ ADV e conheça os benefícios de usar o melhor software jurídico do mercado.

 

Como citar o texto:

Calculadora de honorários gratuita ajuda a definir o valor a ser cobrado do cliente. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 17, nº 932. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/fique-por-dentro/9547/calculadora-honorarios-gratuita-ajuda-definir-valor-ser-cobrado-cliente. Acesso em 25 jun. 2019.

Importante:

As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.