É ilegal a antecipação do pagamento do ICMS quando do ingresso de mercadoria no Estado, uma vez que ainda não ocorreu a circulação interna do produto. Assim, não pode o Fisco, por meio de Decreto, exigir a diferença entre as alíquotas interna e interestadual. A conclusão é da 21ª Câmara Cível do TJRS, que negou provimento, por unanimidade, a apelação do Estado do Rio Grande do Sul.

 

O Estado recorreu de sentença de 1° Grau, proferida em Mandado de Segurança impetrado pelo Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista de Canoas contra ato do Diretor do Departamento da Receita Pública Estadual.

Atenta o relator do apelo, Desembargador Marco Aurélio Heinz, que somente a lei pode modificar o critério temporal do fato gerador, não podendo a diferença ser exigida com base em Decreto. O tributo só poderá ser exigido, reitera, quando ocorrer o fato gerador, definido na Lei Estadual n° 8.820/80, art. 4°, inc. XIV. E acrescenta que a Constituição Federal prevê apenas uma hipótese em que o imposto pode ser cobrado antes da ocorrência do fato gerador: a substituição tributária, prevista do art. 150, § 7°.

“O que busca o Estado é o pagamento do tributo antes mesmo da ocorrência do fator gerador, inovando o critério temporal da regra matriz de incidência por meio de decreto regulamentador, o que fere o princípio da reserva legal, uma vez que se trata de elemento integrante da definição do tributo”, afirmou.

Salientou que o TJRS vem rechaçando a cobrança antecipada do imposto quando do ingresso da mercadoria em território gaúcho, citando diversos julgamentos no mesmo sentido.

Acompanharam o voto a Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro e o Desembargador Genaro José Baroni Borges.

O julgamento ocorreu nessa quarta-feira, 25/4.

Proc. 70018970392 (Adriana Arend)

 

Como citar o texto:

Fisco não pode exigir antecipação de ICMS na entrada de mercadoria de outro Estado. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 5, nº 298. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/noticias/5153/fisco-nao-pode-exigir-antecipacao-icms-entrada-mercadoria-outro-estado. Acesso em 3 mai. 2007.

Importante:

As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.