O juiz do Juizado Especial das Relações de Consumo, de Belo Horizonte, Elton Pupo Nogueira, julgou procedente o pedido de uma consumidora e condenou o Banco Bradesco a atualizar valores da caderneta de poupança da autora da ação no período entre junho e julho de 1987, tendo como referência o índice de 26,06%. A consumidora alegou que, com a instituição do Plano Bresser, houve mudança na fórmula de cálculo da correção monetária o que não poderia atingir os rendimentos dos poupadores que contrataram o serviço, estando em vigor as disposições da legislação anterior.
O juiz entendeu que a poupadora tem o direito a que o cálculo para obtenção do índice da correção monetária seja feito de acordo com as normas estabelecidas por ocasião da contratação do investimento. O magistrado esclareceu que, de acordo com os índices divulgados, o IPC de junho de 1987 foi 26,06%, sendo que os saldos das cadernetas de poupança foram reajustados em 18,02% que foi a variação da LBC.
Assim, segundo o juiz, se o índice correto que deveria ter sido aplicado era de 26,06% e foi adotado 18,02%, ao poupador é devida a correção de 8,04% sobre o montante existente em poupança em junho de 1987. Como ressaltou, a correção monetária deve corresponder à efetiva perda do valor da moeda, “não se justificando e até mesmo configurando enriquecimento sem causa a fixação em valor que ultrapasse ou fique aquém da real oscilação inflacionária”.
A decisão estabeleceu que a correção monetária de 8,04% deve incidir desde a data em que seria devido o pagamento dos valores em junho de 1987. Com a incidência desse percentual em junho de 1987 haverá um montante que corresponde a diferença do que não foi pago à época, e esse montante deve ser atualizado com os percentuais de rendimento da caderneta de poupança desde junho de 1987 até hoje.
Assessoria de Comunicação Institucional
Como citar o texto:
Justiça condena banco a atualizar perdas do Plano Bresser. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 5, nº 307. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/noticias/5260/justica-condena-banco-atualizar-perdas-plano-bresser. Acesso em 4 jul. 2007.
Importante:
As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.
Pedido de reconsideração no processo civil: hipóteses de cabimento
Flávia Moreira Guimarães PessoaOs Juizados Especiais Cíveis e o momento para entrega da contestação
Ana Raquel Colares dos Santos LinardPublique seus artigos ou modelos de petição no Boletim Jurídico.
PublicarO Boletim Jurídico é uma publicação periódica registrada sob o ISSN nº 1807-9008 voltada para os profissionais e acadêmicos do Direito, com conteúdo totalmente gratuito.