A TV Justiça faz, nesta quarta-feira (16), a primeira transmissão em plataforma digital em Brasília, em caráter experimental, no canal 52. A cerimônia de inauguração será realizada às 18h, no Supremo Tribunal Federal (STF), com a presença da ministra Ellen Gracie, presidente da Corte, do ministro Gilmar Mendes, que assume a presidência na próxima semana, e de ministros do STF.
A transmissão digital irá manter a mesma programação exibida atualmente no canal aberto ou em TV por assinatura, disponível também pela internet (www.tvjustica.gov.br). A fase de testes, no entanto, pretende viabilizar a inserção de projetos de interatividade, com o objetivo de prestar serviços aos cidadãos. Para isso, as atividades da TV serão integradas com áreas técnicas de tecnologia da informação.
Junto com o início da transmissão digital, a TV Justiça inaugura hoje suas novas instalações, que passaram por ampla reforma. O novo estúdio de gravações, por exemplo, teve a área ampliada para atender o maior número de programas produzidos pela emissora e garantir mais conforto aos entrevistados.
O investimento com a reforma permitiu a aquisição de novo controle mestre e nova central técnica para coordenar as transmissões. Câmeras de alta definição foram instaladas no estúdio e no Plenário do STF, para a divulgação das sessões realizadas. Entre as aquisições estão, ainda, equipamentos para informatizar a produção de notícias e gerar efeitos gráficos eletrônicos. E, para completar a renovação, foi reformulado o padrão visual da TV, incluindo logomarca, cenários e vinhetas de programas.
Rádio Justiça ganha novas instalações
A Rádio Justiça também inaugura um novo espaço. São três estúdios, duas redações e salas de apoio. Tudo isso com equipamentos de última geração como uma mesa de áudio, preparada para a futura implementação da transmissão digital, microfones profissionais de estúdio, gravadores digitais para as reportagens e cabines de gravação de áudio. A estrutura também permite aos repórteres fazerem gravação de transmissões ao vivo de qualquer lugar que estejam cobrindo a matéria. O estúdio principal comporta até seis entrevistados e teve uma ampliação de 400 metros quadrados.
Atualmente a rádio possui mais de 190 emissoras cadastradas em todo país que utilizam o conteúdo da Rádio Agência Justiça. O site teve um aumento de 500% no número de page views desde setembro de 2007. Naquele mês o registro de acessos foi de 59.600 e até março de 2008 totalizou 300 mil acessos. A área total reformada da Rádio e da TV Justiça foi de 940 metros quadrados.
Como citar o texto:
TV Justiça é a primeira emissora a iniciar a transmissão digital em Brasília. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 6, nº 348. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/noticias/5610/tv-justica-primeira-emissora-iniciar-transmissao-digital-brasilia. Acesso em 16 abr. 2008.
Importante:
As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.
Pedido de reconsideração no processo civil: hipóteses de cabimento
Flávia Moreira Guimarães PessoaOs Juizados Especiais Cíveis e o momento para entrega da contestação
Ana Raquel Colares dos Santos LinardPublique seus artigos ou modelos de petição no Boletim Jurídico.
PublicarO Boletim Jurídico é uma publicação periódica registrada sob o ISSN nº 1807-9008 voltada para os profissionais e acadêmicos do Direito, com conteúdo totalmente gratuito.