Não cabe ao Judiciário determinar à polícia que efetue diligências com o objetivo de, em eventual “blitz”, apreender o veículo objeto de ação de busca e apreensão ajuizada por banco contra devedor. Esse foi o entendimento da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ao negar provimento a um agravo de instrumento interposto pelo banco HSBC contra um devedor de Ipatinga, Vale do Aço.
Na ação, foi deferida a apreensão do veículo, bem como expedição de ofício ao Detran-MG para que se faça constar no prontuário do veículo impedimento para futura transferência. Como não foi possível a localização do devedor e tampouco a apreensão do veículo, o banco pediu que fosse expedido ofício ao Detran-MG para que fosse lançada também ordem de apreensão no prontuário do veículo, para que em uma eventual “blitz” o mesmo pudesse ser apreendido.
No entanto, o desembargador Pereira da Silva, relator do agravo, entendeu que “cabe ao banco promover as diligências necessárias no sentido de localizar o bem a ser apreendido, mas a polícia não pode trabalhar para satisfazer a pretensão da instituição financeira”.
Votaram de acordo com o relator os desembargadores Cabral da Silva e Marcos Lincoln.
Como citar o texto:
Não cabe ao Judiciário ordenar apreensão em blitz de veículo objeto de busca e apreensão. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 7, nº 401. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/noticias/6137/nao-cabe-ao-judiciario-ordenar-apreensao-blitz-veiculo-objeto-busca-apreensao. Acesso em 24 abr. 2009.
Importante:
As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.
Pedido de reconsideração no processo civil: hipóteses de cabimento
Flávia Moreira Guimarães PessoaOs Juizados Especiais Cíveis e o momento para entrega da contestação
Ana Raquel Colares dos Santos LinardPublique seus artigos ou modelos de petição no Boletim Jurídico.
PublicarO Boletim Jurídico é uma publicação periódica registrada sob o ISSN nº 1807-9008 voltada para os profissionais e acadêmicos do Direito, com conteúdo totalmente gratuito.