Produção antecipada de provas

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ... Vara Cível ...





(Nome), nos autos da ação de anulação de testamento que propôs contra.... expõe e requer a V. Exª o seguinte:
1. Acha-se o feito em fase de contestação, citados todos os litisconsortes.
Em suas razões o requerente referiu-se ao Dr. (nome e qualificação), pessoa de estreitas relações com a família do réu, testemunha dos fatos articulados no item .... da petição inicial. Era intenção, portanto, do demandante, incluí-la oportunamente no rol, havendo protestado por seu depoimento.
Ocorre que a testemunha, de avançada idade, lamentavelmente acometida da moléstia grave, estará impossibilitada de depor na audiência de instrução e julgamento, distante ainda no tempo, segundo o estado do processo.
2 Os artigos 846 e 847 do Código de Processo Civil estabelecem que :

"ART.846 A produção antecipada da prova pode consistir em interrogatório da parte, inquirição de testemunhas e exame pericial.

ART.847 Far-se-á o interrogatório da parte ou a inquirição das testemunhas antes da propositura da ação, ou na pendência desta, mas antes da audiência de instrução:
I - se tiver de ausentar-se;
II - se, por motivo de idade ou de moléstia grave, houver justo receio de que ao tempo da prova já não exista, ou esteja impossibilitada de depor."

3. Pelo exposto requer a V. Exa, com apoio no art.846 da lei processual, que se digne de autorizar a inquirição antecipada da mencionada testemunha, que reside à rua ..., em dia próximo que o juízo designará, intimada a parte adversa.

Espera deferimento.

Data e assinatura do advogado.

Conheça nosso editor de texto
Esse modelo já foi acessado 46462 vezes.

Veja também

Procuração ad judicia
(1470962 acessos)

Alimentos
(1244211 acessos)

Habeas Corpus
(1174506 acessos)

Colaborações

Clique aqui e envie sua colaboração.