Browser não suportado!!!
Para melhor visualização, o Boletim Jurídico recomenda a utilização do Mozilla Firefox ou Google Chrome

Portal Boletim Jurídico - ISSN 1807-9008 - Brasil, 20 de novembro de 2019

Análise SWOT e uma planilha de planejamento para advogados

Por SAJ ADV – Software Jurídico

Inserido em 24/10/2019

Visão de futuro, projetos, ações que façam o escritório de advocacia escalar. Qual a sociedade que não quer isso, afinal? E no entanto, com a concorrência, o topo tem lugar para poucos. Isso, porque crescimento sustentado e sucesso não se dão por acaso, mas com um processo consistente de tomada de decisões.

Se você já está pensando que isso é conversa para Planejamento Estratégico, afirmamos: está na senda de uma boa gestão de escritório de advocacia ou, pelo menos, sabe que esse caminho é inevitável hoje.  

O Planejamento Estratégico, conceitualmente, é simples. Podemos sumarizá-lo nos seguintes passos:

  • diagnóstico da situação e do momento atual da organização, bem como do setor em que ela se insere; 
  • definição dos objetivos que a organização almeja alcançar, ou seja, uma visão de futuro;
  • tradução de tais objetivos em projetos estratégicos realizáveis dentro de um prazo e de indicadores de desempenho; 
  • implementação dos projetos estratégicos; e
  • avaliação dos indicadores de desempenho. 

A simplicidade conceitual, no entanto, pode encobrir a complexidade prática desse processo. De fato, muitas organizações ainda têm dificuldade de operacionalizar seu Planejamento Estratégico, pois carecem das ferramentas certas para isso.

Neste artigo, por isso, vamos abordar uma ferramenta que subsidia a primeira etapa do planejamento - a de diagnóstico da situação atual da empresa. Mais particularmente como, nesse momento, a Análise SWOT pode ser útil. 

O que é Análise SWOT

Strengths, Weakness, Opportunities e Threats: una as iniciais dessas palavras e você terá o acrônimo SWOT. Em bom português, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 

Aparentemente quatro simples palavras. O que elas significam para a tomada de decisão? Muito. 

A análise SWOT é uma ferramenta que, dentro do planejamento estratégico de organizações, orienta a realização do diagnóstico completo sobre o próprio negócio e o ambiente que o cerca. 

Embora, na prática, ela seja simples e intuitiva, requer uma cultura organizacional voltada a estudo e a busca de dados. Vejamos o por que, abaixo. 

Ambiente interno: identifique a força e a fraqueza do escritório 

A Análise SWOT leva a sociedade a olhar, em primeiro lugar, para dentro. Processo por processo, considere nesta etapa tudo o que ocorre dentro do escritório. Mas não fique só nisso. Faça um benchmark para identificar as melhores práticas de outros escritórios de advocacia e compare com as suas.

O resultado será o que você tem de melhor e também de pior nos quesitos: pessoas; sistemas de gestão; gestão da carteira de clientes na advocacia; cultura organizacional; relacionamento com o cliente; política de marketing e vendas etc. 

Ambiente externo: identifique oportunidades e ameaças para o escritório 

Você sabe o que, alheio à sua própria área ou escritório, pode interferir nele? 

É o caso de mudanças legislativas - pense na LGPD -, de crises econômicas - estamos em um momento, embora não de recessão, de lenta recuperação - de tendências - a inteligência artificial na advocacia já é realidade - e de mudanças relacionadas a novas tecnologias, por exemplo.

Para uma análise externa consistente, o advogado tem de olhar para fora. Mas tampouco estagnar nisso. Tem de relacionar o que encontra a seu escritório, tanto como oportunidade quanto como ameaça. 

A matriz SWOT

Sim, a análise SWOT, em si, não é complicada, mas requer um estudo complexo para ser efetiva. Aliás, este é o momento de confrontar visões divergentes. Para tal, o engajamento da sociedade de advogados é fundamental. 

Você verá que, ao alinhar o que precisa ser alinhado, a sociedade terá uma matriz consistente. Naturalmente, a pergunta que ela levantará será: o que vamos fazer? 

É nesse sentido que os dados da análise SWOT darão subsídios para orientar a segunda etapa do Planejamento Estratégico, a saber, a tomada de decisão sobre os objetivos da organização. Afinal, investir até pode exigir a assunção de riscos, mas, se você conhecê-los de antemão, será bem mais assertivo.

Então, para começar agora seu Planejamento Estratégico, baixe a planilha de análise SWOT que preparamos em: https://materiais.sajadv.com.br/swot-advogados

Quer ficar por dentro das novidades sobre nós? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – Software Jurídico em seu e-mail.

Inserido em 24/10/2019
Esta página já foi acessada 132 vezes.