Browser não suportado!!!
Para melhor visualização, o Boletim Jurídico recomenda a utilização do Mozilla Firefox ou Google Chrome

Portal Boletim Jurídico - ISSN 1807-9008 - Brasil, 20 de novembro de 2019

Modelos de contrato de honorários advocatícios gratuitos

Por SAJ ADV – Software Jurídico

Inserido em 06/11/2019

Quando se trata de executar honorários advocatícios, ainda que a formalização do serviço em um contrato de honorários não seja obrigatória, é melhor tê-la, para a saúde do escritório de advocacia.

Isso porque ouvimos sempre de advogados: a inadimplência é o principal problema do escritório, além da necessidade de cortar custos. Então, certamente você já deve ter tido a experiência de entrar com uma ação de cobrança de honorários. O impacto dela, sobretudo em escritórios de pequeno a médio porte, pode ser fortemente sentido, além de todo o estresse de uma ação.

Mas como os contratos de honorários advocatícios ajudam a diminuir o índice de ações de cobrança? É o que você verá neste post, que vem ainda com extra de kit de modelos de contratos gratuito para baixar!

O contrato de serviços advocatícios

Com tantas formas de se relacionar com clientes, hoje boa parte de nossa rotina se resolve por mensagens instantâneas de celular. Fechar contratos e honorários não é muito diferente. Não há nada de errado nisso, se você formalizar o acordo verbal em um contrato. 

De fato, a solenidade não é obrigatória, e a inexistência dela não complica o pagamento. Mas, ao abrir mão dessa segurança, os riscos surgem. Um deles é a inadimplência.

Por isso, vou explicar, neste post, como um contrato pode ajudar a minimizá-la. 

Visão do perfil financeiro do cliente

Nem sempre, ao fechar o atendimento, o advogado considera o perfil financeiro do cliente. Ao formular um contrato de honorários, você e o cliente necessariamente deverão partir de uma análise da real capacidade de pagamento.

Com essa visão, podem negociar modalidades de contrato mais adequadas, mas também incluir cláusulas que visem resguardar o seu exercício profissional, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Formalização é transparência

Talvez parece burocratização, mas também, se bem feita, a formalização também é sinônimo de transparência. Ao explicitar e detalhar para o cliente cada item de seus serviços, você deixa claros prazos, valores e condições de pagamento, bem como possíveis medidas em caso de inadimplência e demais obrigações.

Ao cliente cabe, então, conscientemente decidir pela aceitação ou não da proposta de valor.

Outro ponto é que esse detalhamento também facilita a organização do cliente, dando condições para que se prepare para honrar seu débito.

Prova de contrato

Apesar de os honorários advocatícios estarem garantidos em negociações verbais e até por atendimento pelo Whatsapp, escritórios, assim como clientes, podem ter mais trabalho para provar que certos serviços e condições foram, de fato, discutidas e aceitas por ambas as partes.

Nesse caso, o contrato resolve boa parte dos problemas oriundo disso. Além disso, como título executivo, ele é garantia suficiente para a execução do pagamento, em caso de inadimplência.

Modelos de contrato de honorários que você precisa ter

Agora que mostramos como um contrato de honorários minimiza a inadimplência, confira os vários modelos que criamos. Use cada exemplo de acordo com as necessidades da causa e atos previstos.

Você vai encontrar:

  • 15 Contratos de honorários advocatícios;
  • 3 Homologações de contrato de honorários;
  • Ação de Cobrança;
  • Apelação para pagamento de honorários advocatícios;
  • Arbitramento de honorários;
  • Execução de honorários;
  • Pedido de juntada de contrato de honorários;
  • Procuração; e
  • Recibo de pagamento.

Para baixar, acesse: [Kit] Modelos de Contrato de Honorários.

Para descobrir como fazer a gestão de seus contratos e demais documentos com facilidade, conheça também o SAJ ADV - software jurídico!

Quer ficar por dentro de tudo sobre Modelos de Peças Processuais e Contratos? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Inserido em 06/11/2019
Esta página já foi acessada 141 vezes.